SONY HXR-MC2000E

A HVR-HD1000E foi até hoje a camcorder HDV de ombro mais barata de todos os tempos na gama da Sony profissional. Mas quem é que quer continuar a gravar em cassetes HDV?

A Sony lançou agora um modelo de substituição já com gravação em memória: a HXR-MC2000E. O desenho é semelhante mas, como não tem mecanismo de fita, torna-se ainda mais leve.

A HXR-MC2000E grava em formato AVCHD num disco rígido interno de 64 GB (que basicamente serve para compensar a falta de peso...) ou directamente para cartões Memory Stick Pro Duo e SD/SDHC. A ligação para cópia directa do material filmado é feita em USB 2.0 e dispõe de saída HDMI, numa das configurações de camcorders mais económicas de todos os tempos. Menos de 2000 euros – seguramente mais ergonómica e mais barata que uma DSLR...

Preço Recomendado

1.495 € + IVA

Nosso Preço

1.405 € + IVA

A Sony acaba de expandir a sua gama de camcorders profissionais com o lançamento da nova HXR-MC2000E. Uma câmara que vem expandir a nova categoria de câmaras Sony que gravam ficheiros AVCHD, oferecendo assim um equilíbrio ideal entre desempenho na captação, custo e funcionalidades, tudo num equipamento de operação ao ombro versátil e capaz de responder a grande parte das necessidades actuais de reportagem.

A qualidade de imagem da HXR-MC2000E é garantida por um conjunto provado e testado de sensores CMOS Exmor R (com até 4 milhões de pixels) com objectiva G-Lens, permitindo assim tirar partido de uma combinação comum a quase todas as actuais camcorders compactas da Sony. Recorde-se que a objectiva fixa G-Lens, especialmente desenvolvida pela Sony para esta nova geração de equipamentos combina uma grande angular óptica de 29.8mm com um zoom óptico de 12x, garantindo imagens isentas de aberrações até aos 357.6mm. A objectiva tem ainda um modo zoom digital excepcional até 160x.

Os sensores CMOS Exmor R da Sony têm a capacidade de produzir excelentes imagens mesmo em baixas condições de luminosidade, sendo que os circuitos de análise de imagem da HXR-MC2000E adoptam uma nova tecnologia de compensação de iluminação de fundo em relação aos objectos de primeiro plano, permitindo que os sensores usem a iluminação directa de forma mais eficiente, reduzindo nomeadamente o nível de ruído da imagem para cerca de metade. Este tipo de análise de imagem ajuda a conseguir imagens com maior detalhe mesmo em baixas condições de luminosidade sem que a câmara tenha que compensar com mais ganho e permitindo nomeadamente excelentes resultados quando se usam focos de iluminação tipo “olho-de-câmara”.

Além disso, a HXR-MC2000E vem já com sistema de estabilização activo Optical Steady Shot e com uma função activável denominada “3-Way Shake Canceling” que permite reduzir os efeitos dos tremores das mãos do operador. Graças a este sistema de estabilização avançado, as imagens produzidas mantêm mais detalhe mesmo com objectos em movimento rápido e numa operação tipo ENG.

Conforme comenta Bill Drummond, responsável de produto da Sony Professional da Europa, “o lançamento da HXR-MC2000E é um claro testemunho da vontade da Sony em responder às necessidades de equipamento profissional adequados a todos os níveis de mercado. Esta nova camcorder tem um conjunto de funcionalidades excepcional, é extremamente leve e extremamente acessível, sendo ideal para a captação de eventos, comunicação empresarial, educação e qualquer tipo de produção actual para distribuição em streaming e ficheiros. A MC2000E permite claramente que todos os profissionais que ainda trabalham em fita possam migrar desde já para a aquisição baseada em ficheiros”.

Para garantir desde logo que a HXR-MC2000E está sempre pronta a usar, a camcorder integra já um disco rígido interno de 64GB, que é capaz de registar cerca de 360 minutos de vídeo e áudio no modo FX (de maior qualidade). Utilizando o formato AVCHD, esta camcorder consegue combinar o formato mais eficiente de compressão para registo HD, permitindo também gravar directamente para cartões de memória Memory Stick Pro Duo e SD/SDHC, largamente disponíveis no mercado de consumo com capacidades até 64GB.
Em termos de formatos HD a HXR-MC2000E suporta o modo AVCHD FX a 24Mbps com uma resolução de 1920 x 1080/50i/16:9, existindo ainda alternativas de 17Mbps também em 1920 x 1080/50i/16:9 e de 9 e 5Mbps, a 1440 x 1080/50i/16:9, para gravações de muito longa duração.

Além disso, para quem pretender, a HXR-MC2000E permite ainda gravar vídeo SD em NTSC, PAL e SECAM (480/60i, 576/50i, 480/60p e 576/50p), assim como em 720/60p, 720/50p e 1080/60i com compressão MPEG2 SD HQ (a 9Mbps). Temos todas as opções de formatos, nomeadamente em 16:9 e 4:3, nomeadamente para responder a produções web.
De recordar também que o modo MPEG-2 em definição SD é directamente exportável para discos DVD, o que permite acelerar bastante uma produção onde o formato final a entregar seja este tipo de suporte, mantendo exactamente a qualidade original de captação.
Também extremamente interessante é a função Direct Copy, que nos deixa transferir directamente o material captado para discos externos via USB2.0 (ficheiros até 2TB para discos FAT32) quando temos a câmara alimentada por corrente AC. Excelente para transferir directamente o material para computador e para backup. Para outros tipos de transferência de vídeo e monitorização externa temos também ligações em componentes e um conector HDMI.

Em termos de áudio a nova camcorder vem com ligação para um microfone externo em ficha mini-jack estéreo, já que a HXR-MC2000E é fornecida com um microfone da Sony de excelente qualidade (ECM-PS1). É pena não ter entradas XLR, de facto, mas esta camcorder tem um preço tão baixo que, qualquer acessório externo quase que deixa fazer sentido.
A gravação áudio é feita em formato Dolby Digital 2ch, 16bit a 48kHz, tanto no modo vídeo HD como SD, existindo uma saída de auscultadores directa para monitorização.

Falta apenas dizer que a HXR-MC2000E usa baterias infoLITHIUM L Series, comuns a muitas camcorders da Sony Professional e cujos carregadores podem facilmente ser encontrados no mercado, com a bateria de maior capacidade, a NP-F970 a garantir uma autonomia excepcional entre 8 a 13 horas, conforme o modo de gravação (incluída de base vem a bateria NP-F570 que garante cerca de 5 horas).
Entre os acessórios opcionais fornecidos pela Sony está o novo foco LED HVL-LBPB LED e o microfone hiperdireccional ECM-CG50BP, permitindo transformar a HXR-MC2000E num sistema de captação vídeo profissional completo a um dos preços mais acessíveis de todos os tempos.

Especificações técnicas: