SONY NEX-EA50EH

A Sony expandiu a sua gama NXCAM com uma nova camcorder de formato de ombro, respondendo ao mercado profissional e broadcast que necessita de uma solução de captação HD, versátil e de preço muito competitivo. A nova Sony NEX-EA50EH tem a grande vantagem de permitir usar objectivas intermutáveis de montagem E-mount e permite captar imagens de alta qualidade, à medida das necessidades de um vasto mercado e gama de aplicações que deseja trabalhar com um sensor CMOS de grandes dimensões em formato APS-C e com gravação Full HD.

Preço Recomendado — NEX-EA50EH

3.500 € + IVA

Preço Lançamento NEX-EA50EH

3.150 € + IVA

A camcorder NEX-EA50H da Sony é mais recente adição à gama profissional NXCAM. Esta nova câmara torna-se bastante versátil ao permitir a selecção de objectivas graças ao sistema intermutável E-mount da própria Sony que conta com uma vasta oferta disponível de objectivas.
Mas a nova camcorder é interessante também pelo seu sensor Exmor CMOS de grandes dimensões em formato APS que concede ao utilizador liberdade criativa para captar imagens em movimento Full HD com excelente dinâmica, assim como fotografias de alta qualidade. O novo formato desta camcorder permite a operação que seja mais adequada, permitindo alternar rapidamente entre uma configuração de mão e de ombro sem a necessidade de acessórios adicionais.

"Esta camcorder completa oferece um novo nível de criatividade a uma maior variedade de utilizadores profissionais", afirma Bill Drummond, responsável da Sony Europe. "A nova camcorder combina acessibilidade e um desempenho elevado com uma gama de funções versáteis e profissionais para muitas aplicações, incluindo a produção de eventos, realização de filmes com orçamento limitado e produção empresarial".
O sensor Exmor CMOS em formato APS produz imagens de alta qualidade com baixo nível de ruído, tendo uma muito alta sensibilidade em condições de iluminação reduzida. Acima de tudo, permite captar em modo 1080 progressivo e entrelaçado com selecção de 60/50 Hz (50p/25p/50i ou 60p/30p/24p/60i).

Além disso, a camcorder também capta imagens fixas de 16,1 megapixels para oferecer uma qualidade de imagem superior e tem um obturador mecânico incorporado para uma velocidade elevada ao capturar imagens fixas.

A NEX-EA50EH incorpora o sistema de objectivas intermutáveis E-mount da Sony que permite garantir a focagem, exposição e a estabilização em modo automáticos durante a filmagem, essencial para uma operação em estilo ENG. É também possível usar objectivas de montagem A-mount através do adaptador de montagem LA-EA2, bem como uma enorme variedade de objectivas de outras marcas com adaptadores de terceiros.

O design da NEX-EA50EH é outro elemento adicional para a versatilidade desta camcorder. Quando a almofada do ombro é esticada para trás, podemos equilibrar melhor esta câmara no ombro para estabilidade adicional e períodos de filmagem prolongados. Em alternativa, quando a almofada do ombro é colocada novamente na posição original, a câmara torna-se suficientemente compacta para utilização em vários estilos de operação tal como uma handheld.

A NEX-EA50EH vem de série com uma objectiva Power Zoom E-mount E PZ 18-200 mm F3.5-6.3 OSS SELP18200, recentemente desenvolvida. Esta objectiva tem focagem automática, íris variável contínua e estabilização da imagem Optical Steady Shot com Active Mode, tornando-se ideal para imagens em movimento. É electronicamente controlada pela alavanca do zoom na pega da câmara de filmar e na pega no topo. Quem usar esta objectiva em produção de estilo cinematográfico poderá apreciar a velocidade do zoom constante e o zoom suave e lento, difíceis de obter com objectivas de zoom manual. Além disso, ao utilizar objectivas de focal fixa existe ainda a possibilidade de simular um efeito de zoom com a função de zoom digital inteligente, para conferir um efeito de ritmo rápido a uma sequência.

No geral, a NEX-EA50EH apresenta um conjunto de funções profissionais associadas às câmaras da gama NXCAM, tal como duas entradas áudio XLR (o microfone ECM-XM1 Shotgun está incluído na NEX-EA50H), áudio PCM Linear, código de tempo, inserção de metadados nos ficheiros e GPS incorporado.

Além disso, é possível ligar a unidade de memória flash HXR-FMU128 da Sony directamente à câmara para gravação redundante simultânea. A camcorder é compatível com o novo Mirroring Memory Stick (MS-PX64/32/16), o primeiro cartão de memória com a função "Mirroring" que permite elevada fiabilidade e segurança dos dados através da função de gravação dupla. Este novo cartão de memória profissional estará disponível em 3 capacidades diferentes: 16 GB, 32 GB e 64 GB.