Mac Pro

Um monumento à criatividade.

 

Por vezes, para dar um salto em frente temos de mudar de direção.

Quando começámos a desenhar o novo Mac Pro, repensámos tudo o que define um computador profissional: gráficos, armazenamento, processador, memória e possibilidades de expansão. E o nosso desafio foi encontrar a melhor e mais inovadora forma de conceber cada um deles. No final, o resultado foi algo totalmente novo, completamente diferente do habitual e do que conhecemos até agora.

A nova estrutura de poder.

O novo Mac Pro é um verdadeiro topo de gama de última geração, que tem por base gráficos avançados com GPU duplas, armazenamento flash em PCIe, Thunderbolt 2 de alto desempenho, novos processadores Xeon, memória ultrarrápida e compatibilidade com vídeo 4K.

Processador.

Não faltam superpoderes ao novo Mac Pro, a começar pelo novo Intel Xeon E5. Disponível com 4, 6, 8 ou 12 núcleos de potência de processamento num único chip, até 30 MB de cache L3, 40 GB/s de largura de banda PCI Express de terceira geração e instruções de vírgula flutuante de 256 bits, é mais veloz do que alguma vez pensou ser possível.

Memória.

Todos os componentes no novo Mac Pro foram otimizados para o desempenho, incluindo um controlador de memória DDR3 de quatro canais que funciona a 1866 MHz, que permite até 64 GB de memória e até 60 GB/s de largura de banda da memória. O que o põe à altura dos desafios mais exigentes. Com a memória ECC, renders, exportação de vídeo ou simulações não se interrompem por erros de memória.

Gráficos.

Até agora, a capacidade de processamento dos computadores profissionais dependia sobretudo da CPU. Mas o significativo aumento do desempenho das GPU possibilita a criação de apps capazes de tirar partido de toda essa potência. Com o novo Mac Pro, olhámos para o futuro e concebemos uma arquitetura de GPU ainda mais potente. Por isso não tem uma, mas sim duas GPU topo de gama AMD FirePro, cada uma com 2, 3 ou 6 GB de VRAM dedicada e até 2048 processadores stream. Com tanta potência, vai poder editar vídeo 4K em alta resolução enquanto faz renders em segundo plano e ter ainda capacidade para ligar até três monitores 4K de alta resolução.

   

Armazenamento.

Existe armazenamento flash e existe o armazenamento flash PCIe de última geração. Estamos a falar de armazenamento até 2,4 vezes mais rápido que a mais rápida unidade de estado sólido SATA e até 10 vezes mais rápido que um disco rígido SATA a 7200 rpm. A maior parte dos sistemas de armazenamento flash é ligada através de entradas SATA concebidas para discos rígidos mais lentos. Mas desenvolvemos o novo Mac Pro com tecnologia flash PCIe, por isso as unidades de estado sólido são as mais rápidas disponíveis de série num desktop. Vai ter até 1 TB de armazenamento que permite arrancar, iniciar apps e até abrir enormes ficheiros, num flash.

   

Núcleo térmico central.

O novo Mac Pro tem uma potência sem precedentes e é incrivelmente compacto. Isso só é possível graças ao inovador núcleo térmico central. Em vez de usar vários dissipadores de calor e ventiladores para arrefecer o processador e as placas gráficas, todos os componentes estão numa única peça de alumínio extrudido, que maximiza a passagem de ar e a dissipação térmica. E conduz o calor gerado na CPU e GPU, distribuindo-o de modo uniforme pelo núcleo. Se um dos processadores estiver a trabalhar menos que os outros, a capacidade térmica adicional é partilhada entre todos. Nunca houve um computador concebido desta forma. Mas faz tanto sentido, que agora é difícil imaginar computadores de forma diferente.

Uma só ventoinha. É único.

O sistema de ventilação tem um design incrivelmente inovador, para ser capaz de arrefecer um dispositivo de desempenho tão elevado. Em vez de adicionar vários ventiladores, montámos um único e maior, que puxa o ar para cima através de uma entrada no fundo. À medida que o ar circula verticalmente pelo centro do dispositivo, absorve o calor e expulsa-o por cima. É simples, elegante e incrivelmente silencioso. Para o conseguir, pensámos em todos os detalhes: o número, tamanho, espaçamento e até a forma das pás. Ao reduzir ao mínimo a resistência em todo o sistema, desenhámos um ventilador com pás curvas e invertidas, que faz menos rotações por minuto, conduz o ar de forma mais eficaz e é muito mais silencioso.

Extensões em expansão.

O computador profissional do futuro tem de oferecer enormes capacidades de expansão, para não ficar limitado ao espaço dentro da caixa. Assim, equipado com Thunderbolt 2, USB 3, Ethernet Gigabit e portas HDMI 1.4, o Mac Pro estabelece uma nova fasquia para capacidades de expansão flexíveis e de alto desempenho. É o nosso Mac mais expansível de sempre. Tem tudo para criar uma estação de trabalho totalmente personalizada para as suas necessidades e forma de trabalhar.

   

Thunderbolt 2.

Thunderbolt combina PCI Express e DisplayPort numa versátil tecnologia E/S de alta velocidade. Com o Mac Pro, fomos ainda mais longe. A tecnologia Thunderbolt 2 oferece o dobro da velocidade de transferência, até 20 Gb/s de largura de banda para cada dispositivo externo. Estará mais do que preparado para a nova geração de periféricos de alto desempenho, sem estar limitado pelo número de ranhuras de expansão no computador. Pode ligar um disco rígido de grande capacidade, um cartão de expansão PCI e os mais recentes monitores, incluindo os de 4K, e periféricos capazes de transmitir em 4K. E como cada porta Thunderbolt 2 permite ligar até seis periféricos em cadeia, pode ter até 36 dispositivos externos ligados.

   

Outras ligações E/S.

O Mac Pro tem todos os tipos de ligações, para todo o tipo de periféricos. A ligação USB 3 é versátil, aceitando vários tipos de dispositivos externos, as duas portas Ethernet Gigabit permitem ligar a várias redes e a porta HDMI 1.4 é compatível com os mais modernos televisores, projetores e monitores, incluindo as TV Ultra HD. Mas a capacidade de expansão não se fica pelos tipos de periféricos que pode usar. Quando roda o Mac Pro para ligar um dispositivo, ele deteta o movimento e ilumina automaticamente o painel de E/S. Assim vê as portas com mais facilidade quando precisa delas.

Tecnologia sem fios avançada.

Aceda à sua rede através de Wi‑Fi 802.11ac com três fluxos, e tire partido das mais recentes ligações sem fios de alta velocidade. Para todas as outras ligações sem fios, o Mac Pro inclui tecnologia Bluetooth 4.0. É a forma mais simples de ligar o teclado, o rato e outros dispositivos sem fios, sem ter de fazer qualquer ligação física.

Radical. De uma forma muito lógica.

O novo Mac Pro não se parece com nenhum outro computador. Porque não é como nenhum outro computador. Ao repensarmos a arquitetura dos componentes internos, pudemos também repensar toda a estrutura externa. Como tudo está focado no núcleo térmico central, concebemos uma estrutura muito mais elegante, leve e silenciosa. O design único e o acabamento cuidado são executados com um grau de precisão extraordinário. E com 25,1 cm de altura e um diâmetro de apenas 16,7 cm, é um computador profissional de secretária que não tem de ficar assente no chão.